ARTIGOS
Conforto térmico em edifícios comerciais
Iluminação e ventilação natural em ambientes de trabalho no clima tropical
Num estudo divulgado pela Procel, em 2007, consta que cerca de 22% da energia elétrica consumida em edifícios comerciais, no clima tropical brasileiro, vem da iluminação artificial e o condicionamento de ar é responsável por outros 47%. Muito pouco se tem feito para minimizar esse problema. A tendência nos anos seguintes tem sido de aumento no consumo, com mais edifícios sendo construído sem levar em conta a iluminação e ventilação natural.
Por outro lado, os sistemas de ar condicionado centrais, de uma maneira geral, causam reclamações quanto à temperatura, fazendo com que muitas pessoas tenham que recorrer a agasalhos para protegerem-se das baixas temperaturas em que esses sistemas costumam operar. Há também o choque térmico a que se é submetido ao entrar e sair desses locais.
Atualmente, em termos arquitetônicos, esse consumo pode ser revertido, através de soluções sustentáveis inseridas no projeto.
Para que um edifício tenha boa qualidade em termos ambientais é necessário atender a três requisitos: conforto térmico adequado, boa iluminação natural e eficiência energética. Para atingir esses requisitos é preciso ter em conta que a capacidade de proporcionar conforto ambiental aos ocupantes do edifício está intimamente relacionado a forma, a profundidade, ao volume e às aberturas dos ambientes.
Soluções de ventilação e iluminação natural contribuem enormemente na economia de energia além de tornar o espaço de trabalho mais agradável, trazendo maior produtividade. Além disso, detalhes de componentes construtivos, fachadas e até a própria forma concebida para a edificação, podem colaborar para se ter uma maior eficiência energética, diminuindo o consumo de energia elétrica convencional.
A iluminação natural traz vários benefícios ao corpo humano: reforço do ritmo circadiano (período no qual se baseia nosso ciclo biológico), diminuição da letargia, diminuição do tempo de cura e na recuperação pós-cirúrgica. Também influencia no aumento das vendas em lojas de varejos, por exemplo. Aumenta também o rendimento dos alunos e a produtividade dos empregados.
Deve-se procurar, sempre que possível, projetar edifícios que se abram para áreas verdes, trazendo a ventilação natural para dentro do prédio. A vegetação ajuda a diminuir a temperatura no entorno da edificação, proporcionando temperaturas mais amenas além de ser visualmente mais agradável.