ARTIGOS
Edificações sustentáveis
A sustentabilidade é um conceito amplo que, resumidamente, significa utilizar os recursos da natureza sem destruí-la, preservando o meio ambiente para as gerações futuras.
Uma edificação sustentável subentende vários aspectos: o primeiro aspecto se dá no projeto arquitetônico, onde, valendo-se dos conceitos da arquitetura bioclimática, são analisados a trajetória solar, os ventos predominantes e a vegetação circundante, para melhor planejar e situar a edificação no terreno.
Neste primeiro aspecto são utilizados recursos de arquitetura como pergulados, brises, claraboias, venezianas, etc para proporcionar as condições desejadas de conforto e não trazem custo extra para a edificação.
O segundo aspecto é observado nos projetos de instalações elétricas, onde a economia de energia é a principal meta, e de instalações hidrossanitárias, promovendo a diminuição do consumo de água e, ainda, o tratamento correto dos efluentes gerados.
Outro aspecto está na fase de construção, procurando utilizar materiais de baixo impacto ambiental, e na organização do canteiro de obra, evitando a contaminação do solo e do ar, promovendo a separação e coleta seletiva dos resíduos gerados na fase da obra.
E ainda o aspecto responsável por manter as características sustentáveis, que aparece na operação e manutenção da edificação. O pessoal da operação e manutenção deve ser treinado sobre as especificidades do empreendimento para que se mantenha o desempenho esperado, e orientado quanto aos benefícios advindos desse procedimento.