ARTIGOS
Índice de eficiência econômica de projeto
Cada decisão arquitetônica adotada no projeto para solucionar algum aspecto da obra, condiciona o comportamento e o desempenho da construção, tanto funcional quanto economicamente.
É indispensável analisar os aspectos econômicos dessas decisões, bem como sua influência no custo final dessas construções.
O método mais comumente utilizado para economizar é limitar todos os itens possíveis, trazendo perda de qualidade, muitas vezes, maior do que a economia obtida, diminuindo a relação custo/benefício.
Para avaliar as decisões de projeto, do ponto de vista econômico, deve ser utilizada uma metodologia adequada, embasado nas três leis que condicionam as decisões geométricas: lei do tamanho, lei da forma e lei da altura.
O custo, do ponto de vista geométrico, depende de como essas leis interagem entre si, podendo-se dizer: a cada traço, um custo. É possível analisar essas três leis através do índice de Eficiência Econômica de Projeto que permite resumir, num só indicador, todos os custos econômicos do projeto.